Guia de Aruba

Infos

  • Área: 181 km²
  • Capital: Oranjestad
  • Moeda: Florin de Aruba (AWG) / Dólar
  • Lingua: Papiamento (mas se fala inglês e espanhol fluente).
  • População: 106.000
  • Precisa passaporte: Sim
  • Precisa visto: Não
  • Precisa de Seguro: Não é obrigatório, mas...
  • Precisa habilitação internacional: Não
  • Aeroporto Internacional Reina Beatrix: AUA
aruba-02-gd
box-aruba-01
aruba-03

História de Aruba

Aruba foi descoberta e ocupada em 1499 por exploradores espanhóis mas acredita-se que seja habita há mais de 4 mil anos.  O clima árido, com poucas chuvas durante ano todo, foi um dos motivos do pouco interesse dos espanhóis, que praticamente abandonaram os aruaques nativos e a ilha em pouco tempo.  Anos depois, em 1636 os holandeses reivindicaram Aruba e desde então se mantém no controle.

O período de maior desenvolvimento da ilha foi por volta de 1920 quando se montou um refinaria de óleo crú vindo da Venezuela.

Anos depois, com a chegada da automação, a ilha parece ter descoberto sua verdadeira vocação, o turismo.

Mesmo tendo se separado das Antilhas Holandesas em 1986, Aruba se tornou um País Autônomo do Reino dos Países Baixos e chegou a negociar uma possível independência.

Hoje a ideia de independência parece ter se calado.

A principal forma de arte que se desenvolveu na ilha foi a música. A população local é muito festeira e a mistura de ritmos está presente em todas as reuniões de família e amigos.

aruba-14

Onde fica Aruba

Aruba localiza-se próxima à costa da Venezuela, a 31 km da península de Maracaibo e a 130 km (aprox.) da Península de La Guajira, a oeste.

Por esta posição, está fora da rota anual de furacões, junto com Curaçao e Bonaire. As três ilhas juntas formam o grupo conhecido como ABC do Caribe.

A principal área hoteleira está entre Oranjestad (a capital), Palm Beach (High-Rise Resorts) e Eagle Beach (Low-Rise Resorts).

A principal diferença entre eles é que o centrinho de Oranjestad, tem uma variedade de atrações e festas voltadas principalmente para o publico local. É também dali que saem a maioria dos passeios náuticos e embarcações de mergulho.

As praias Eagle Beach e Palm Beach são excelentes com muitos hotéis e resorts enormes, muitos restaurantes e vida noturna bastante agitada.

Eagle Beach é mais tranquila, com uma estrutura mais enxuta, indicada para familias e quem prefere uma praia um pouco mais tranquila.

Palm Beach tem os dias bem cheios e as noites bastante agitadas. É onde se concentram os maiores hotéis, restaurantes e bares da ilha. Se você procura baladas, é aqui que vai encontrar.

aruba-14

Clima de Aruba

Aruba tem uma das melhores taxas de retorno de visitantes em todo o Caribe. Muito disso se deve ao ótimo clima que a ilha apresenta o ano todo.

Com uma temperatura média de 28°C e poucas chuvas, você pode tranquilamente planejar sua viagem para qualquer época do ano.

Mesmo na estação chuvosa, entre Outubro e Dezembro, são raros os dias de tempo fechado e chuvas longas.

A temperatura da água é bem agradável o ano todo.